PIB tem expectativa reduzida mais uma vez para 2018

Banco Central aponta crescimento de 1,50% em 2018

Pesquisa Focus, do Banco Central, divulgada no começo desta semana, mostra que economistas devem reduzir mais uma vez a expectativa para o crescimento econômico deste ano, reduzindo também a projeção para a inflação em 2018.
A previsão é de que a expansão do PIB em 2018 será de 1,5%, sobre 1,53% na projeção anterior e o patamar de 3% que já chegou a ser indicado poucos meses antes, após a paralisação dos caminhoneiros e queda na confiança dos agentes econômicos. Para o ano que vem, a conta segue de crescimento de 2,5% do PIB.
A economia brasileira teve contração de 3,34% em maio sobre o mês anterior, conforme IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), espécie de sinalizador do PIB.
Diretamente afetado pela paralisação dos caminhoneiros, o desempenho ruim confirma a leitura de grande parte dos especialistas de uma atividade bem mais fraca que a esperada este ano. O próprio Ministério da Fazenda, que também chegou a falar em crescimento de 3 por cento neste ano, agora calcula expansão de 1,6%, mesmo cenário do Banco Central.
O centro da meta de inflação para este ano é de 4,5% e para 2019 é de 4,25%, ambos com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
  Postado: 19/07/2018

Deixe o seu comentário

0Comentários

Voltar