Email falso em nome da Receita Federal está circulando na internet

Mensagem pede cópias de documentos pessoais

A Receita Federal divulgou nota oficial esta semana informando mais uma vez que não envia e-mails aos cidadãos para comunicar divergências nos seus dados cadastrais, tampouco para solicitar documentos pessoais.
O comunicado ocorreu em função de uma leva de mensagens falsas que começaram a circular na internet, em e-mails, atribuídos à Receita e que no fundo não passam de fraude.
A mensagem contém solicitação de cópias coloridas do Documento de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como comprovante de residência e cartão bancário, sob a falsa alegação de que o suposto não envio da documentação poderá levar à suspensão do CPF do cidadão. A Receita Federal ressalta ainda que não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome.
Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador do internauta. Além disso, a exposição de dados pessoais do cidadão pode facilitar o cometimento dos mais diversos tipos de fraudes.
No intuito de verificar a situação cadastral no CPF, o cidadão poderá clicar aqui. Nos casos em que o CPF estiver "suspenso", o cidadão poderá solicitar a regularização por meio da internet ou se dirigir a uma unidade de atendimento dos Correios ou Banco do Brasil.
Postado: 13/04/2018

Deixe o seu comentário

0Comentários

Voltar